A preocupação com a preservação do meio ambiente e a busca pelo desenvolvimento de soluções que gerem menor impacto social são uma grande tendência já observada no mundo dos negócios.
A moda é um dos segmentos que tem se inserido de forma muito expressiva neste contexto.
Muitas marcas, incluindo as de grife, profissionais renomados e outros agentes do segmento de moda plus size têm se dedicado à causa sustentável, que, além de ser uma causa econômica tem também um apelo social.
Nomenclaturas como recycle, upcycling e slow fashion se tornaram rapidamente populares atingindo toda a cadeia produtiva do mundo têxtil. Esta atuação tende a ser mais transparente, desde a geração do produto até o perfil do consumidor.
O futuro da moda é sustentável
Com o apelo de sustentabilidade em prol de se garantir um futuro ao planeta e à própria humanidade tem-se destaque a valorização dos produtores locais, pensando-se assim em um processo produtivo mais consciente e feito em menor escala.
Contudo, predominam o zelo pela qualidade, a durabilidade e exclusividade das peças criadas e inclusive a remodelagem de roupas
A diminuição de desperdícios e a otimização dos processos também trazem o reconhecimento à produção consciente, desde a matéria-prima até o produto acabado.
Com isso, o consumidor se sente muito mais tentado a adquirir de produtores que seguem tais práticas sustentáveis, podendo usufruir de uma mercadoria diferenciada que traz um valor social implícito.
É importante ressaltar que o engajamento das marcas deve ser legítimo, e não apenas a título de atrair a atenção para si e consequentemente credibilidade e lucro.
Portanto, elas devem de fato estarem inseridas no conceito de moda sustentável e, para isso, devem incluir estes valores em sua cultura organizacional.
O perfil do consumidor da moda sustentável
O futuro da moda sustentável não cabe apenas aos produtores e grandes empresas, por isso, a reflexão sobre a importância deste movimento se demonstra também através do perfil do consumidor.
A nova geração se direciona para o caminho da consciência e do questionamento sobre os processos produtivos e seus agentes diretos, indiretos e resultado para o mundo.
Em quais condições as roupas que uso foram feitas? De que forma a sua matéria-prima foi extraída e por quem? Há possibilidade de reaproveitar esta peça ou lhe dar um novo significado.
Este é um comportamento que se direciona para o futuro da moda, uma moda com propósito onde o ciclo de vida e consumo é indispensável.
Assim surgem termos como o recycling, que trata da recuperação de itens e peças para novo uso, podendo ser reaproveitadas quando pareciam já não terem mais uso.
Além dele, temos também o termo upcycling que referencia a transformação de peças em algo completamente novo por meio do reaproveitamento de tecidos e acessórios, por exemplo.
A adoção de novos hábitos que representem cuidado e respeito ao meio ambiente, agregam valor e contribuem para moldar uma imagem positiva para as grandes marcas.
Por isso, a tendência da moda sustentável tende a ser uma onda permanente que trará mudanças não apenas para o modo de vestir, mas principalmente para a consciência social.