Muitos conhecem o óleo mineral como laxante, mas poucos sabem a procedência desse medicamento nem que ele também é usado para cosméticos como hidratantes labiais, cremes hidratantes e condicionadores.
A verdade é que o óleo mineral é uma parafina líquida, um produto derivado do petróleo que recebe alguns benefícios durante o processo químico que o faz ficar transparente.
Mas para a saúde o principal uso do óleo mineral é como laxante, uma vez que ele ajuda a lubrificar as fezes, ajudando quem tem problemas de prisão de ventre e até mesmo soltando o intestino para quem vai fazer exames como colonoscopia.
O óleo mineral é indicado principalmente para este fim, sem administrado via oral para retardar a reabsorção de água pelos intestinos. Ao impedir que a água seja reabsorvida pelas paredes intestinais, o óleo mineral deixa a massa fecal mais pastosa sendo expelida com mais facilidade.
Este é o principal uso do óleo mineral na medicina, por ser praticamente natural, não há contra indicações para consumir este produto, mas é preciso seguir as orientações médicas para não consumi-lo de mais e assim ter problemas de diarréia e desidratação.
Benefícios do Óleo Mineral
O principal benefício do óleo mineral no organismo é não deixar a água ser absorvida pelo cólon, assim a pessoa não fica ressecada e consegue eliminar os detritos que não foram aproveitados durante o processo de digestão dos alimentos.
O bom funcionamento do intestino é essencial para o organismo, eliminando bactérias e até mesmo liberando alguns hormônios como a serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.
É função do intestino também ajudar na defesa do organismo através do fortalecimento do sistema imunológico que se responsabilidade em proteger o corpo de doenças causadas por bactérias. As bactérias boas do organismo são responsáveis em eliminar as más.
Quem consome óleo mineral consegue auxiliar o bom funcionamento do intestino, mantendo sempre a eliminação das toxinas e assim liberando as terminações nervosas do cólon que, ao funcionar bem, produzem hormônios de bem-estar, como citamos, e outros.
Mas como falamos o óleo mineral também é usado em cremes de para cabelo e em cremes para pele. Nesses casos o benefício do óleo mineral está em hidratar e não deixar o cabelo ou a pele eliminar a água.
Há diversos produtos no mercado que possuem óleo mineral em sua composição e seu uso é indicado para quem tem cabelos secos ou pele seca. Ao contrário dos óleos vegetais, o óleo mineral não pode ser usado em forma líquida diretamente nos cabelos e nem na pele.
Óleo Sintético ou Mineral
A parafina líquida também é usada para produzir lubrificantes para carros. Mas há algumas diferenças: o óleo mineral é obtido através de um processo de separação dos componentes do petróleo onde é adicionado alguns componentes. Já o óleo sintético é produzido por uma reação química. É preciso analisar qual é o melhor tipo de óleo para o seu veiculo.
Cuidados ao usar Óleo Mineral
Para poder usar óleo mineral é preciso tomar alguns cuidados. O primeiro deles é ao consumi-lo como laxante seguir apenas a recomendação médica sobre a dose diária.
Consumir o produto em excesso pode levar a problemas intestinais como diarreia e com isso a desidratação. Evite complicações e procure sempre um médico antes de iniciar o tratamento com óleo mineral.
Há algumas pesquisas que ligam o consumo de óleo mineral em produtos de beleza com câncer, mas vale lembrar que nenhuma pesquisa até o momento afirmou que é o óleo mineral que causa o problema, uma vez que os produtos químicos possuem outras substâncias cancerígenas em sua composição. Em caso de problemas de irritação ou para tirar mais dúvidas procure um médico ou dermatologista.