Fontes de calor como secadores e chapinhas são comuns no dia a dia de muitas pessoas, visto que ajudam a alinhar os fios e oferecer maior praticidade no dia a dia.
No entanto, é primordial atentar-se ao uso e tomar alguns cuidados, como adquirir produtos em uma loja de cosméticos, a fim de proteger as madeixas.
Isso porque, esses acessórios podem causar diversos danos, que muitos nem mesmo sabem, seja no curto ou longo prazo.
Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar o que não te contam sobre o que o secador e chapinha podem fazer no cabelo e ainda dar dicas de como protegê-los.
Quais danos o calor pode causar aos fios?
As fontes de calor, quando usadas em excesso e sem proteção, podem danificar a cutícula do cabelo, que é a camada mais externa do fio e responsável por proteger e impedir que elementos prejudiciais cheguem ao córtex capilar.
Ao quebrar essa camada protetora, a camada interna, também conhecida como córtex capilar, é afetada, deixando os cabelos opacos e secos.
Em situações extremas, eles ficam frágeis e causam a quebra da fibra.
Devemos lembrar que o cabelo é composto por várias camadas e dentro delas existem vários tipos de ligações químicas, uma delas conhecida como ponte de hidrogênio.
Essas são as ligações que existem em maior quantidade nos fios, além de serem as mais fáceis de serem manipuladas.
Então, cada vez que o fio entra em contado com partículas de água, as pontes se rompem, mas voltam a se formar assim que o cabelo é seco. Portanto, são essas ligações químicas, manipuladas quando se realiza uma escova ou chapinha.
Ao posicionar os fios de cabelo sob a fonte de calor, a umidade excessiva existente é eliminada e as pontes de hidrogênio se moldam conforme o desejado.
Contudo, a temperatura dessas ferramentas de calor, geralmente, está muito acima do que o cabelo pode suportar, sendo que o máximo permitido é 200 ˚C.
Sendo assim, a curto prazo, as fontes de calor podem deixar os cabelos opacos e exposto às quebras, enquanto no longo prazo pode danificar a textura e reduzir a saúde dos fios.
Como proteger o cabelo dos danos do secador e chapinha?
Por mais que as fontes de calor danifiquem os fios, existem alguns cuidados que podem ser tomados para garantir sua proteção no curto e longo prazo. Confira abaixo:
1. Protetor térmico
O Óleo Kérastase é um dos melhores produtos disponíveis no mercado para garantir a proteção dos fios na hora de usar fontes de calor.
Além disso, ele promove diversos benefícios quando usado corretamente, oferecendo brilho, resistência, redução do frizz, etc.
Contudo, lembre-se de aplicar o produto sempre antes de utilizar o secador ou chapinha.
2. Hidratação
Hidratar o cabelo ajuda a selar as cutículas, criando uma camada de proteção contra o calor. Portanto, é ideal realizar a hidratação nos fios, pelo menos, uma vez na semana.
Da mesma forma, o cronograma capilar também é uma excelente pedida para ter cabelos mais fortes e saudáveis.
Mas, tenha em mente que isso não substitui o uso do protetor térmico.
3. Utilizar o secador longe
A distância recomendada entre o secador e o cabelo é de 30 cm, pois quando colocado muito próximo do couro cabeludo e dos fios, pode causar problemas sérios.
O principal é a fragilização dos fios, além de poder até mesmo queimar o couro cabeludo.
4. Evitar usar todos os dias
Por mais que tenha os devidos cuidados, o ideal é não utilizar as fontes de calor todos os dias, pois isso pode prejudicar a saúde dos fios.
Portanto, procure deixar o cabelo secar naturalmente, fazendo um esforço para usar o secador somente quando for necessário. Isso também se aplica à chapinha.
5. Desembarace os fios
Por fim, quem costuma fazer chapinha, sabe que o resultado não fica bom quando o cabelo está embaraçado.
Contudo, isso também afeta sua saúde, pois ele fica mais propenso a formar nós e ocasionar a quebra.
Então, agora que você sabe quais os danos causados pelo secador e chapinha e como reduzir os impactos negativos nos fios, já pode adquirir seus produtos e colocar em prática nossas dicas.
Assim, você garante maior proteção e, consequentemente, cabelos mais bonitos e saudáveis.