As mentiras, boatos e informações desencontradas sobre os benefícios e precauções sobre os óleos essenciais estão por todo o lugar.

Por isto mesmo nós averiguamos as informações e trouxemos alguns mitos e verdades sobre os óleos que serão de grande ajuda para que você possa extrair todos os benefícios dos óleos.

Mitos sobre os óleos essenciais

Por ser 100% natural, os óleos naturais não podem fazer mal?

MITO: As plantas que formam os óleos essenciais são extremamente potentes e carregam diversas propriedades, por isso mesmo as recomendações de dosagem e usos devem ser respeitadas, caso contrário podem ser gerados diversos efeitos colaterais, até intoxicação.

Os óleos essências podem ser aplicados diretamente na pele?

MITO: A concentração das propriedades ativas nos óleos essenciais é potente demais para ser aplicado diretamente na pele, por isso mesmo é recomendada a dissolução do óleo essencial no carreador. Existem algumas poucas exceções, mas elas são tão poucas que, por segurança, o mais recomendado é a utilização do carreador.

Os óleos essenciais só podem ser usados quando aquecidos?

MITO: alguns óleos essenciais ficam com seus cheiros mais marcantes quando aquecidos, mas a realidade é que não têm nenhuma relação com a efetividade da ação dele. Na verdade, nunca aqueça óleos essenciais sob chama direta, já que eles são inflamáveis.

Óleos puros não mancham papel?

MITO: Algumas pessoas dizem que o óleo essencial, para ser puro, deve passar pelo papel sem manchá-lo, sendo que, na verdade, isto tem mais relação com a composição do óleo e com sua nota olfativa, sendo que os de notas mais altas evaporam sem deixar vestígios, mas os mais básicos deixam uma marca similar à gordura, além de penetrarem na trama do papel.

O que é verdade sobre o uso dos óleos essenciais

Os óleos essenciais podem causar alergia?

VERDADE: Especialmente quando aplicados na pele para massagens, os óleos essenciais podem causas alergias, por isto mesmo o mais recomendado é um teste com o óleo e o carreador em uma pequena área da pele, para verificar a reação.

Os óleos essenciais são compostos de diversas essências combinadas?

VERDADE: Praticamente todos os óleos essências têm uma essência majoritária, mas possui outras essências, tidas como auxiliares, que complementam a essência principal em suas qualidades. Existem, inclusive, óleos chamados de blends, que são óleos  “montados” com várias ervas para simular o efeito de uma determinada planta, para baratear o processo.

Óleos essenciais têm contra indicações?

VERDADE: Dependendo do tipo de óleo, eles podem gerar problemas em grávidas, crianças, idosos, caso a pessoa esteja fazendo uso de determinados remédios ou até a aplicação direta dos óleos em animais de estimação.

Estes óleos, quando aplicados sobre a pele ou pêlo dos animais, podem ser acidentalmente ingeridos por eles através de lambidas no pêlo, o que pode ter conseqüências negativas na saúde do animal.

As dicas mais importantes ainda continuam sendo, acima de tudo, o bom senso quanto ao uso de óleos essenciais, deve-se encará-los como auxiliares para a saúde e o bem estar, comprar os óleos sempre em lugares confiáveis e, em caso mais graves ou de problemas mais sérios, buscar auxílio profissional.