A queda de cabelo é comum quando fica entre 60 a 100 fios perdidos no dia, principalmente durante períodos mais frios, visto que nessa época a raiz do couro cabeludo é menos irrigada por nutrientes e sangue. Isso acontece entre todos os indivíduos, mas de acordo com a ABCRC (Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar), 50% das mulheres com menos de 50 anos vão enfrentar a queda de cabelo excessiva em algum momento da vida. Nesse sentido, procurar uma loja de cosméticos é importante, a fim de garantir produtos para cabelos de qualidade.
No entanto, também é fundamental entender as causas desse tipo de problema, que acomete principalmente as mulheres. Afinal, dessa forma é possível identificar e tomar os devidos cuidados para combatê-lo de forma rápida e eficaz. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para falar sobre as principais causas da queda de cabelo em mulheres.
1. Estresse e ansiedade
Uma das principais causas da queda de cabelo é o excesso de estresse físico e mental. Afinal, as mulheres têm uma sobrecarga muito maior, visto que além do trabalho, na maior parte das vezes são elas que cuidam dos filhos, da casa e têm outras responsabilidades. Portanto, é fundamental priorizar o bem-estar e melhorar a qualidade de vida.
2. Hormônios
Alterações hormonais que acontecem no corpo feminino, como pós-parto e até mesmo menopausa, podem causar a queda capilar. Além disso, durante a adolescência e, principalmente mulheres que trocam constantemente de pílula anticoncepcional, também podem apresentar a queda de cabelo de forma temporária. Portanto, é indicado sempre consultar um médio ginecologista antes de realizar a troca.
3. Agressões externas
O excesso de sol no couro cabeludo também pode agredir os fios, provocando queimaduras, oxidação e inflamações que afetam o ciclo capilar. Além disso, o uso recorrente de secador ou chapinha em altas temperaturas é uma causa muito comum da fragilidade dos fios e quando usados muito próximos da raiz podem causar queimaduras.
4. Gravidez
Durante a gravidez, é comum que o cabelo fique mais bonito, cheio e brilhante, visto que há um aumento de hormônios. No entanto, logo após o parto o cenário muda pois, o nível de hormônios cai, sendo comum que haja uma queda de cabelo entre três a quatro meses após o nascimento da criança.
5. Prender o cabelo do jeito errado
Quem tem o costume de prender o cabelo com frequência precisa ficar atenta, pois puxar os fios e amarrá-los muito forte pode acabar causando uma queda de cabelo por tração.
6. Câncer e outras doenças
Algumas doenças graves como câncer e AIDs, imunológicas, como lúpus, virais, como dengue ou zika e até mesmo diabetes podem apresentar a queda de cabelo como sintoma. Ainda que o quadro seja temporário e que o cabelo volte a crescer normalmente, é importante tomar os devidos cuidados.
7. COVID-19
Um a cada quatro infectados pela COVID-19 relatam a queda de cabelo, sendo que de acordo com pesquisas, mulheres e negros são os mais afetados. A queda pode acontecer até 6 meses após a recuperação, podendo durar 9 meses, mas sendo resolvida sozinha. Contudo, utilizar produtos de boa qualidade ajuda no processo de recuperação.
8. Caspa
Alguns processos inflamatórios do couro cabeludo, como caspa, avermelhamento, descamação ou dermatite seborreica, também podem ocasionar na queda dos fios. Para prevenir esse problema, é primordial manter o couro cabeludo saudável, realizando a higienização de forma correta e recorrente.
9. Excesso de vitamina A ou B
A presença excessiva de vitaminas A ou do complexo B no corpo pode contribuir para a queda capilar. Inclusive, quem toma algum suplemento com esses tipos de vitamina por um longo período, deve ficar atenta. Portanto, utilize somente suplementos que foram prescritos por um médico ou nutricionista.
10. Ovário Policístico
Por fim, a testosterona é um hormônio que facilita o desenvolvimento da queda de cabelo. Nesse sentido, mulheres que têm Síndrome dos Ovários Policísticos produzem esse hormônio em alta escala. Sendo assim, além da queda capilar, o problema também provoca acne, crescimento de pelos no corpo e ciclo menstrual irregular.
Então, agora que você sabe quais são algumas das principais causas da queda de cabelo feminina, já pode realizar os devidos ajustes em sua rotina e, se necessário, procurar um tratamento.