9 dicas para cuidar do relógio que compõe seu look de moda

9 dicas para cuidar do relógio que compõe seu look de moda

O relógio é um acessório que ganha cada vez mais destaque no cenário atual. Mesmo com o avanço da tecnologia e a possibilidade de checar as horas no celular, esse acessório faz parte do estilo pessoal de cada um, transmitindo sua personalidade de diferentes maneiras. São muitos os modelos, como relógios masculinos minimalistas, smartwatches e até mesmo modelos extravagantes, que exigem um investimento que nem sempre é barato.

 

Para passar uma boa impressão e garantir a durabilidade da peça, é essencial tomar os devidos cuidados com o relógio. Afinal, mesmo os modelos de marcas conceituadas e de luxo, correm o risco de serem danificados pela má utilização ou descuido do proprietário. Então, se você quer manter a beleza de seu acessório e o funcionamento perfeito por muitos anos, confira no post de hoje 9 dicas para cuidar de seu relógio.

 

  1. Guarde o relógio em um lugar adequado

 

Sabemos que depois de um dia cansativo, o primeiro impulso ao chegar em casa é tirar o relógio e deixá-lo em qualquer canto até a hora de utilizá-lo novamente. No entanto, isso é bastante perigoso, pois além de correr o risco de derrubá-lo sem querer e causar arranhões, ele também fica exposto à sujeira, danificando seu interior ao longo do tempo. Por isso, sempre que tirar o acessório, guarde-o de volta em sua caixa original ou estojo específico.

 

  1. Deixe o acessório longe de aparelhos magnéticos

 

Outro cuidado muito importante com seu relógio é que ele deve ficar longe de televisores, computadores, fornos de micro-ondas, scanners e equipamentos médicos. Isso porque, o magnetismo desses itens, quando muito forte, pode afetar tanto os componentes eletrônicos dos relógios digitais, quanto o motor que move os ponteiros dos modelos analógicos.

 

  1. Faça manutenções periódicas

 

Da mesma forma que outros aparelhos, como computadores e celulares, os relógios também precisam de manutenção. Isso ajuda a evitar imprevistos e garantir o funcionamento do acessório por muito mais tempo. O recomendado é levar a peça ao relojoeiro a cada quatro anos para que ele faça uma análise geral e, se possível, limpe o relógio por fora e por dentro.

 

  1. Cuidado na hora de acertar a hora

 

O ideal é retirar o relógio do pulso quando for acertá-lo, pois caso contrário, isso pode interferir em sua precisão, aumentando o risco de sujá-lo com a oleosidade da pele. Além disso, em relógios digitais enumerados de 1 a 12 horas, o acerto nunca deve ser feito entre 21h e 3h, pois isso também pode causar danos.

 

  1. Evite entrar no mar de relógio

 

Ainda que boa parte dos modelos seja à prova d’água, o sal do mar pode acelerar o processo de oxidação e corrosão do relógio, visto que afeta peças delicadas. Se você esquecer de tirar o relógio e entrar com ele no mar, o indicado é deixar o acessório submerso na água doce para ajudar na limpeza.

 

  1. Troque a bateria a cada dois anos

 

É muito importante realizar a troca da bateria periodicamente, a fim de manter a peça em pleno funcionamento. O recomendado é que ela seja substituída a cada dois anos para evitar que o relógio pare de funcionar quando você mais precisar. Além disso, saiba que quando mais tempo no relógio, sua deterioração pode danificar o interior da peça.

 

  1. Tenha mais de um modelo

 

Usar o mesmo relógio todos os dias faz com que a peça se desgaste muito mais rápido, além de ser necessário realizar reparos cada vez mais cedo. Então, para evitar sobrecarregar a peça, o ideal é ter mais de um relógio, preferencialmente um para cada ocasião. Além disso, priorize aquilo que você mais precisa, de acordo com sua rotina e estilo de vida. Por exemplo, se costuma praticar muitos esportes, pode investir mais no modelo esportivo.

 

  1. Evite expor o relógio a temperaturas extremas

 

É importante evitar choques bruscos de temperatura, como deixar o relógio no painel de um carro fechado sob sol quente ou enquanto estiver na sauna. Isso pode causar a evaporação dos lubrificantes e prejudicar seu funcionamento.

 

  1. Tome cuidado com choques e colisões

 

Por fim, sabemos que não é possível prever quando vamos bater o braço em algum lugar e danificar o relógio. No entanto, é importante ficar atento e tomar cuidado ao longo do dia, pois ainda que pareçam inocentes, esses impactos danificam tanto a parte externa quanto interna do relógio.

 

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você será capaz de cuidar de seu relógio com mais atenção, garantindo sua durabilidade, estética e funcionamento ao longo dos anos. Lembre-se que por mais que não seja um relógio de luxo, o acessório exigiu um investimento e precisa de atenção para continuar funcionando e promover o melhor custo-benefício. Além disso, usar um relógio todo riscado pode passar impressão de desleixo e isso não é interessante em nenhum momento.

Deixe um comentário