O que são óleos essenciais e seus principais usos

Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, liberadas a partir das plantas.  Eles possuem origem completamente vegetal, tal fato proporciona benefícios à saúde física e emocional, em um processo chamado aromaterapia.

Esses óleos são capazes de estimular, cicatrizar, acalmar e até desinfetar. Contudo, esses não são os únicos benefícios dos óleos de origem vegetal.

Por serem o metabolismo secundário de plantas, os óleos essenciais são carregados de compostos químicos, fazendo com que eles tenham propriedades terapêuticas.

Devido a essa grande quantidade de substâncias que podem conter em apenas um óleo, eles se tornam muito mais do que um cheiro agradável.

Por isso, os óleos extraídos das plantas são altamente complexos e extremamente poderosos.

Então, o que difere os óleos essenciais de um simples aroma agradável, são as reações químicas que ocorrem no corpo, através do uso deles.

Por serem extremamente concentrados, podem haver mais de 10 componentes químicos em um único óleo essencial.

E isso tudo vai agir de uma vez no seu corpo. Portanto, o poder que eles possuem é muito alto.

Agora que você já sabe um pouco sobre esses óleos, é bem importante conhecer alguns de seus tipos.

Afinal, comprar óleos essenciais poderá te ajudar bastante. Então, leia as informações do próximo tópico para saber mais.

Alguns tipos de óleo essenciais:

 Óleo essencial de alecrim

O óleo essencial de alecrim ajuda a melhorar a precisão de tarefas que exigem bastante foco, aumentando a energia. Além disso, ele é capaz de trazer uma sensação de frescor às pessoas.

 Óleo essencial de laranja

Ele é um ótimo contribuinte para diminuir a ansiedade. Pois, a tensão provocada por algum futuro evento é reduzida após a inalação desse óleo essencial. Com isso, os hormônios de stress são acalmados com o uso do óleo de laranja.

Óleo essencial de lavanda

Esse óleo é muito bom para quem está de TPM. Seu aroma ativa reações de relaxamento. Então, se você está pressionado e confuso mentalmente. O uso desse óleo pode aliviá-lo e promover maior relaxamento ao seu corpo. 

Óleo essencial de sálvia

Se você precisa abaixar a pressão arterial. Esse óleo pode lhe auxiliar nisso, sua função principal é ativar reações que diminuem a pressão alta. Além disso, ele é muito bom para relaxá-lo, após um dia estressante. 

Óleo essencial de hortelã

Sendo ótimo para aliviar o stress, o óleo de hortelã alivia bastante o indivíduo, causando sensação de relaxamento. Então, se você está tendo problemas na hora de dormir devido ao stress. Esse óleo pode ajudar você a ter um sono profundo. 

Óleo essencial de canela

Esse óleo é muito bom para quem está com dificuldade em se concentrar. Os seus componentes químicos apresentam características que ajudam a manter o foco, deixando-o mais alerta em situações que é necessária uma boa concentração. 

Óleo essencial de Limão siciliano 

Com o seu auxílio no tratamento respiratório, ele pode ser um aliado para quem está bastante resfriado. Além disso, ele é antibacteriano e antiviral. 

Esses são apenas alguns dos óleos essenciais existentes para venda. Portanto, é possível encontrar muitos outros que possuem diversos benefícios. Mas, tenha atenção na hora de usá-los.

Os óleos essenciais são naturais, mas não se diferem tanto dos remédios, sendo assim, a utilização de forma inadequada pode gerar efeitos colaterais.